Mutirão oferece 1.500 atendimentos em hospitais universitários do RN
Foto: Divulgação

 No próximo dia 13 de setembro, o Rio Grande do Norte estará entre os estados que participam de mais uma edição do “Dia E” da Rede Ebserh, um esforço nacional que mobiliza os 45 hospitais universitários federais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) em parceria com os ministérios da Educação e da Saúde.

A ação prevê a realização simultânea de cirurgias eletivas, consultas, exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos em todas as regiões do país. 

No estado, o Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol-UFRN), a Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC-UFRN) e o Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB-UFRN) vão ofertar, juntos, cerca de 1.500 atendimentos, entre cirurgias, exames e consultas, beneficiando pacientes já regulados que aguardavam na fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS). 

No Huol, a programação do Dia E inclui cirurgias de otorrinolaringologia, colecistectomias e procedimentos de catarata. Além disso, pacientes com doença da retina serão submetidos a tratamento medicamentoso com Avastin. A unidade também realizará exames diagnósticos, entre eles, ecocardiogramas, ultrassonografias, densitometrias ósseas, testes ergométricos e angiografias cerebrais. 

Já na MEJC, a ação será voltada para consultas em ginecologia cirúrgica e mastologia, além da oferta de exames de ultrassonografia mamária e mamografia, com o suporte da equipe de enfermagem. De acordo com Marcelo Lorençato, gerente de Atenção à Saúde da maternidade, a iniciativa terá papel fundamental no enfrentamento das filas.

No HUAB, localizado no município de Santa Cruz (RN), serão realizadas cirurgias ginecológicas e outros pequenos procedimentos cirúrgicos. Também estão previstas consultas na área de endocrinologia, além de exames laboratoriais, ampliando o acesso dos pacientes a procedimentos diagnósticos essenciais.

Deixe um comentário