
Uma ocorrência com refém foi registrada na madrugada desta terça-feira (09), na Zona Norte de Natal. A Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN) foi acionada para intervir na situação, que envolvia um paciente psiquiátrico em surto psicótico, no bairro Potengi.
A ocorrência começou por volta das 3h, quando uma viatura do 4º Batalhão foi acionada para apoiar uma equipe da Guarda Municipal, que estava lidando com uma situação de emergência relacionada a um paciente da SAMU.
Ao chegar ao local, os policiais do 4º Batalhão constataram que se tratava de um homem em surto psicótico em sua casa, mantendo sua mãe como refém. Diante disso, acionaram o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), unidade especializada em ocorrências de crise.
O BOPE providenciou o isolamento do local e iniciou uma negociação com o CEC (Causador do Evento Crítico), que portava uma faca e utilizava um botijão de gás como barricada. Após cerca de uma hora de negociação, os policiais identificaram uma janela de oportunidade e empregaram técnicas de menor potencial ofensivo para contornar a situação.
O time tático utilizou uma arma de incapacitação neuromuscular, popularmente conhecida como “arma de choque”, para incapacitar o indivíduo e, em seguida, os policiais adentraram o local e resgataram a refém. O homem foi algemado e ambos foram atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
A ocorrência foi registrada e os envolvidos foram conduzidos à Delegacia de Plantão da Zona Norte para as providências legais.
Fonte: PMRN