
A região Oeste do Rio Grande do Norte é o cenário da 7ª edição da Força-Tarefa Nacional de Fiscalização (FTNF), que acontece entre os dias 22 e 26 de setembro.
A ação vai trazer cerca de 80 fiscais de todo o país para fiscalizar projetos e atividades de energia renováveis, com coordenação do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).
Nosso estado é reconhecido pela geração de energias renováveis, e vai ajudar os conselhos do país a padronizar a fiscalização deste tipo. Teremos 17 equipes formadas por cerca de 60 fiscais vão fiscalizar em cidades como Mossoró, Assú, Serra do Mel, tanto atividades em usinas solares fotovoltaicas quanto eólicas.
“Estamos investindo no Setor de Fiscalização. Isso vai desde carros novos, equipamentos eletrônicos modernos e treinamentos. Temos um BI que acompanha a produtividade do setor. E entramos na fase de criar uma fiscalização mais inteligente, baseada em dados”, destaca o engenheiro eletricista Roberto Wagner, presidente do Crea-RN.
A troca de experiências e o conhecimento agregado tem um objetivo claro: melhorar a fiscalização do Crea-RN. O presidente do Confea, engenheiro Vinicius Marchese, vem ao estado para participar da ação. “Nosso objetivo é padronizar os procedimentos em todo o País. Isso gera oportunidades de trabalho para os profissionais registrados”, afirma.
A iniciativa dá continuidade a uma série de operações realizadas desde. A primeira edição ocorreu em Salvador (BA), em junho do ano passado, seguida por ações em Rondon (PA), Boa Vista (RR) e Ribas do Rio Pardo (MS). Em 2025, as fiscalizações já foram realizadas em Belém (PA), Sinop (MT) e Campinas (SP).
Fonte: CREA RN