Hospital Universitário Onofre Lopes-UFRN celebra 53 anos da UTI Adulto
Foto: Divulgação

O Hospital Universitário Onofre Lopes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Huol-UFRN), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), celebrou na última quarta-feira (20) os 53 anos de criação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto da instituição.

A solenidade, realizada no auditório Mariano Coelho, reuniu gestores, profissionais e estudantes para reconhecer a dedicação daqueles que atuaram na primeira unidade do Rio Grande do Norte.

A superintendente do Huol, Eliane Pereira, enfatizou o papel vital da UTI. “Muitas vezes, os pacientes acham que estão no fim da vida quando são internados na unidade, mas é o contrário. É um lugar de vida, onde profissionais dedicados cuidam dos casos graves, da instabilidade e restabelecem a saúde”, afirmou.

Ela reforçou que o hospital, por ser de alta complexidade, recebe os casos mais difíceis, e a experiência de 53 anos da UTI é crucial para lidar com eles.

Para chefe da UTI Adulto, Juliana Alves, apesar da tecnologia avançada que utilizam no local, o coração da unidade são as pessoas. “Os aparatos não garantem um bom desfecho sozinhos. É preciso profissionais capacitados e empáticos. A UTI é formada especialmente por pessoas e pelo cuidado individualizado e humano. São estas pessoas que desejamos celebrar”, reforçou.

A importância histórica da unidade foi destacada por Ricardo Lagreca, ex-gestor do Huol. Ele lembrou que a UTI foi palco de grandes avanços da medicina potiguar. “A UTI foi testemunha de grandes evoluções. Os transplantes renal e de fígado iniciaram lá, além de grandes cirurgias. Além de desenvolver grandes marcos, sempre foi um ambiente propício para o ensino”, explicou.

O cardiologista Sydney Gurgel, um dos integrantes da equipe pioneira em 1972, contou como foi a implantação da unidade. “Na época, não existia UTI no RN. Então trouxemos algum conhecimento do estágio de pós-graduação feito no exterior e fomos os pioneiros na instalação dessa primeira UTI. É com muita honra que estou aqui para celebrar esses 53 anos”, disse.

A cerimônia contou ainda com a exibição de vídeos com depoimentos de profissionais que atuam na unidade, entrega de certificados de homenagem a quem atuou na unidade há mais de uma década e apresentação dos músicos da Escola de Música da UFRN, Fabio Presgrave e Gustavo Silveira.

UTI adulto do Huol

Inaugurada em 27 de junho de 1972, fruto de uma parceria da UFRN com o navio assistencial HOPE, a UTI começou com quatro leitos e uma equipe composta por nove profissionais. Hoje, a unidade conta com 19 leitos e um parque tecnológico de 23 monitores, 23 respiradores, 60 bombas de infusão, dois aparelhos de ultrassonografia, dentre outros equipamentos.

A equipe é composta de mais de 150 profissionais, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogas, assistentes sociais, profissionais administrativos, profissionais da higienização, nutricionista, psicóloga, farmacêutica e técnicos de farmácia.

Classificada como UTI Tipo III, a unidade atende pacientes graves do Huol e recebe casos de alta complexidade de todo o estado através da regulação de leitos. A taxa de ocupação de leitos é superior a 90%, o tempo de internação médio é de 6 dias e a taxa de mortalidade real é menor que a taxa de mortalidade esperada.

Por Paulina OliveiraCoordenadoria de Comunicação Social da Ebserh

Deixe um comentário