Consumo nos Lares Brasileiros cresce 4% na comparação interanual, aponta ABRAS

Pela primeira vez no ano, todas as regiões apresentaram retração nos preços

Foto:  Valter Campanato/Agência Brasil

O Consumo nos Lares Brasileiros registrou alta de 4% em julho na comparação com julho de 2024, de acordo com monitoramento da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). Em relação a junho, o crescimento foi de 2,41%, enquanto no acumulado do ano o indicador apresenta elevação de 2,66%.

Os dados foram deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e contemplam todos os formatos de supermercados.

Segundo o vice-presidente da ABRAS, Marcio Milan, os resultados evidenciam um consumo mais sólido: “O crescimento interanual de 4% reflete um movimento sustentado pela melhora da renda e do mercado de trabalho. No recorte mensal, julho costuma apresentar retração por causa das férias escolares, quando muitas famílias optam por consumir fora de casa. Este ano, esse efeito foi menos intenso, tanto em relação a junho quanto ao mesmo período de 2024”.

A evolução do consumo segue em linha com os indicadores do mercado de trabalho. A taxa de desemprego recuou para 5,8% no trimestre encerrado em junho, o menor nível desde 2012, contra 6,9% no mesmo período de 2024, segundo a PNAD Contínua – Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, do IBGE. Já o rendimento real habitual chegou a R$ 3.477, alta de 1,1% sobre o trimestre anterior e de 3,3% frente a 2024 (R$ 3.367).

Fonte: ABRAS (Leia matéria completa)

Deixe um comentário