
Nesta semana, até o dia 23 (sábado), a Fundação José Augusto (FJA) promove o evento “A Gosto do Folclore”, reunindo exposições, apresentações artísticas, cortejo cultural e atividades educativas em diferentes municípios do Rio Grande do Norte.
A programação marca os 18 anos do Registro do Patrimônio Vivo do RN (RPV), iniciativa que reconhece e valoriza mestres e grupos tradicionais que preservam a identidade cultural potiguar. O cortejo de grupos folclóricos e estudantes será realizado nesta quinta-feira (21), na Cidade da Criança, em Natal (RN), às 14h30.
Entre os destaques, estão as exposições “Folguedos e Tradição”, com acervo da Pinacoteca do Estado, e “Registro do Patrimônio Vivo do RN”, no Teatro Candinha Bezerra, em Santa Cruz, onde também se apresenta a dupla de violeiros Felipe Pereira e Erasmo Ferreira, com o espetáculo Rimas Potiguares.
A programação inclui ainda a mostra “História dos Festejos Juninos”, exibida em quatro escolas estaduais de Natal. Na Cidade da Criança, no bairro do Tirol, o cortejo artístico reunirá grupos como Folia de Rua, Pastoril do Bom Pastor, Boi Calemba Pintadinho e os violeiros potiguares.
Encerrando as comemorações, no sábado (23), o Centro de Turismo de Barra de Cunhaú, em Canguaretama, recebe apresentações de grupos reconhecidos pelo RPV, como a Chegança de Barra de Cunhaú e o Fandango de Canguaretama.
O “A Gosto do Folclore” é uma ação do Governo do RN, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e da Fundação José Augusto, para celebrar a força das manifestações populares, integrando cultura, educação e memória. A supervisão da programação é da Coordenação das Casas de Cultura Popular do RN e do Centro de Promoções Culturais (CPC).