
O CRO-RN parabeniza toda a equipe do programa de Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (CTBMF) do Departamento de Odontologia e Hospital Universitário Onofre Lopes da UFRN, que realizou o atendimento a Juliana, vítima de violência contra a mulher.
Ela foi submetida a uma cirurgia de cerca de 7 horas, na última sexta-feira, 1, para reconstruir a face, diante da agressão do namorado, no dia 26 de julho.O setor de Residência atende desde 2010 os casos de média e alta complexidade na rede SUS.
O chefe do Serviço, o cirurgião-dentista, Adriano Rocha Germano, explica que, não só o caso de Juliana, que teve repercussão nacional, mas o setor de Residência atende pacientes vítimas de violência, incluindo as agressões mais violentas e as tentativas de feminicídio.
“Durante esses 15 anos, diversos pacientes foram operados e tiveram suas faces reconstituídas”, explica o Dr. Germano, ex-presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (CTBMF).
O serviço de CTBMF da UFRN tem professores da UFRN e preceptores especializados vinculados ao Hospital Universitário Onofre Lopes. O Dr. Germano explica que professores e receptores se revezam entre atividades teóricas e práticas, incluído os ambulatórios e as cirurgias hospitalares.
“Estes profissionais da Odontologia dão suporte aos residentes oriundos de todo Brasil, que buscam o HUOL para fazer sua formação na área, sendo um grande formador de recursos humanos e desempenhando um papel importante, não só no ensino, mas também proporcionando uma assistência de qualidade à população que depende do Sistema Único de Saúde”, diz o cirurgião-dentista chefe do Serviço do HUOL.
Fonte: CRO RN