Manifestação em Natal reúne apoiadores de Bolsonaro e pede anistia a condenados do 8 de Janeiro
Foto: reprodução/redes sociais

Na tarde deste domingo, 3 de agosto, manifestantes se reuniram em Natal (RN) em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro e em defesa da anistia para os condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023. A mobilização aconteceu no cruzamento das avenidas Salgado Filho e Nevaldo Rocha, em frente ao shopping Midway Mall, e faz parte de uma campanha nacional organizada por grupos bolsonaristas.

Com bandeiras do Brasil, faixas e camisetas nas cores verde e amarela, os manifestantes pediram o fim do que chamam de “perseguição política” contra Bolsonaro, que é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por suposta tentativa de golpe de Estado. O ex-presidente é investigado por, supostamente, ter participado de articulações para anular o resultado das eleições de 2022, que levaram Luiz Inácio Lula da Silva ao terceiro mandato presidencial.

A pauta principal do ato foi o pedido de anistia aos presos e condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro, quando centenas de manifestantes invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília. O grupo alega que muitos foram punidos de forma desproporcional e sem direito a um julgamento justo.

Além do caráter político, a manifestação teve discursos religiosos, entoação de hinos e orações públicas, práticas comuns em eventos ligados à base mais fiel do bolsonarismo. Esse tipo de mobilização tem sido recorrente em diversas capitais do país, refletindo a polarização política que ainda marca o cenário brasileiro, mesmo após quase dois anos do fim do governo Bolsonaro.

Deixe um comentário