
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, por meio do Departamento de Proteção a Grupos em Situação de Vulnerabilidade (DPGV) e das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs), dará início, neste sábado (02/08), à Operação Shamar 2025, com uma ação integrada no Parque das Dunas, em Natal. A iniciativa faz parte da campanha Agosto Lilás, dedicada ao enfrentamento à violência contra a mulher.
A ação será realizada das 9h às 12h e contará com atividades educativas, palestras de conscientização e aula de defesa pessoal voltada ao público feminino. A mobilização conta com a participação da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar e do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP/RN), reunindo esforços das forças de segurança para prevenir, informar e proteger.
Coordenada nacionalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a Operação Shamar é uma ação integrada que visa o combate à violência de gênero. O nome da operação tem origem no hebraico e significa “cuidar, guardar, proteger, vigiar, zelar” – verbos que traduzem o compromisso das instituições com a proteção das mulheres.
Durante o evento, também será promovida a arrecadação de itens de higiene pessoal feminino, que serão destinados a mulheres em situação de vulnerabilidade e violência doméstica.
A Polícia Civil do RN reforça seu compromisso com o enfrentamento à violência contra a mulher e convida a população a participar da ação.
Fonte: PCRN