Barco Escola RN retorna atividades e expande rota de educação ambiental
Foto: Idema/Divulgação

O Rio Grande do Norte está prestes a navegar novamente pelos caminhos da educação ambiental. O projeto Barco Escola RN será oficialmente retomado nesta terça-feira, dia 29 de julho, às 15h30, em cerimônia que contará com a presença de representantes do Governo do Estado, Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Norte (Funcitern) e Universidade do Estado do RN (Uern).

Com foco interdisciplinar, o projeto oferece aulas-passeio a bordo de um catamarã, partindo do Iate Clube de Natal. Durante o percurso pelo estuário do Rio Potengi, pontos históricos como a Fortaleza dos Reis Magos, o Cemitério dos Ingleses e a Base Naval compõem o cenário das atividades pedagógicas.

As aulas abordam ecologia, biologia, geografia, história, meio ambiente e cidadania, sempre com ênfase nas relações entre a paisagem urbana e o ambiente estuarino. Educadores ambientais conduzem os passeios, apresentando aos participantes a importância da preservação dos rios e do papel de cada cidadão na manutenção desses ecossistemas.

Considerado um dos projetos mais emblemáticos na promoção da educação ambiental potiguar, o Barco Escola RN volta a operar em novo formato, com planos para o futuro. A partir de 2026, o projeto será interiorizado, estendendo suas atividades para além do Rio Potengi, que abriga atualmente o percurso tradicional, chegando também aos rios Piranhas-Açu, Apodi-Mossoró, Tubarão e Aratuá.

A governadora do RN, professora Fátima Bezerra, comentou sobre o momento.”É com grande alegria que reestruturamos e devolvemos um dos projetos mais significativos da nossa política de educação ambiental: o Barco Escola RN. O Rio Potengi, palco de tanta história, volta a ser também cenário de aprendizado, de vivência, de pertencimento. Estamos investindo mais de 18 milhões de reais para os próximos cinco anos, garantindo não apenas a volta do projeto, mas sua expansão para novas regiões do estado, levando educação, ciência e consciência ambiental a municípios do interior, alcançando ainda mais pessoas. Essa é a marca de um governo que acredita no poder da educação para transformar a relação entre o ser humano e o meio ambiente. Seguimos firmes, com esperança e com ação. Que essa nova travessia seja de aprendizado e transformação para todo o Rio Grande do Norte”, comemorou Fátima.

Deixe um comentário