Sesap premia municípios com melhores resultados no combate à tuberculose no RN
Foto: Sesap/Assecom

A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) realizou, nesta quinta-feira (26), o II Seminário de Atualização e Avaliação dos Indicadores do Programa Estadual de Controle da Tuberculose no RN, reunindo profissionais de saúde na sede da Universidade Potiguar (UnP), em Natal. 

Durante o seminário, foram discutidos o panorama da tuberculose no Brasil e no RN; aspectos sobre a infecção latente e o tratamento preventivo e o papel do Laboratório Central no diagnóstico, além da divulgação dos indicadores de desempenho das regiões e municípios, seguida da cerimônia de premiação.

O evento teve como foco principal o fortalecimento das ações de vigilância, prevenção e tratamento da tuberculose no RN, com destaque para a premiação dos municípios que alcançaram os melhores indicadores de cura e monitoramento da doença. Entre os municípios premiados, o destaque geral foi Nísia Floresta, com o melhor percentual de cura (97,1%), seguida por Extremoz (95,8%) e Parazinho (93%). 

As premiações foram organizadas por faixas populacionais, de modo a reconhecer os esforços de cada uma nas ações que envolvem o combate à tuberculose. Entre as cidades de até 10 mil habitantes, foram premiadas Parazinho, Serra de São Bento e Caiçara do Norte. Das cidades que possuem entre 10 e 20 mil habitantes, Guamaré, Afonso Bezerra e Maxaranguape alcançaram os melhores indicadores.

Caraúbas, Macau e Monte Alegre foram os municípios premiados entre os que têm população entre 20 e 30 mil habitantes. Nísia Floresta, Nova Cruz e São José de Mipibu estão entre as cidades entre 30 e 50 mil habitantes que apresentaram melhores indicadores. Entre as cidades acima de 50 mil habitantes, Extremoz, Ceará Mirim e Caicó foram as premiadas. Também houve reconhecimento das Unidades Regionais de Saúde Pública (Ursap), com a III Ursap liderando os indicadores, seguida pela I e IV Ursap’s.

Fonte: Sesap RN

Deixe um comentário