Maternidade Januário Cicco reinaugura Banco de Leite Humano e celebra trajetória de excelência no RN
Foto: Divulgação

Com investimentos de mais de R$ 17 mil, provenientes de custeio da unidade hospitalar, o BLH passou por uma revisão de toda parte elétrica e revitalização da estrutura física. As melhorias trarão impacto direto na qualificação do serviço e na formação de profissionais.

O superintendente da MEJC, Luiz Murillo Lopes de Britto, agradeceu a todos que se dedicam a oferecer uma assistência de qualidade no BLH.

O Banco de Leite Humano da MEJC é referência no Rio Grande do Norte pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH/Fiocruz). Conta uma equipe multiprofissional e é o único BLH do estado que realiza o processamento do leite materno para atendimento a unidades maternas públicas e privadas.

Atua no processamento, controle de qualidade e distribuição de leite humano pasteurizado para recém-nascidos internados, principalmente em unidades de terapia intensiva neonatal.

“Estamos aqui para crescer e continuar mantendo essa primazia no atendimento à mulher do Rio Grande do Norte. Ao longo dos anos, temos conseguido preservar a qualidade, apesar dos desafios que surgem. Este é um setor com um papel social muito importante, pois, por meio do leite materno, evitamos o surgimento de doenças nos recém-nascidos”, ressaltou.

A enfermeira e coordenadora do BLH, Ana Zélia Pristo, destacou a excelência do serviço, que vai além dos muros da maternidade. “O BLH da MEJC é referência no estado e na região Nordeste. Temos uma grande demanda, e nossos equipamentos exigiam uma carga elétrica maior, o que tornou necessária a reforma da estrutura elétrica para oferecer o suporte adequado. Agora, com a reinauguração, poderemos processar o leite com mais tranquilidade”, afirmou.

Em funcionamento desde 1995, o BLH da MEJC é responsável pelo controle de qualidade e distribuição de leite materno para cerca de 80% dos recém-nascidos em situação de risco no Rio Grande do Norte. A unidade capta, em média, 200 litros de leite humano por mês, por meio de doações voluntárias, e distribui aproximadamente 180 litros de leite humano processado mensalmente, incluindo abastecimento do Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab), outra unidade gerida pela Ebserh, situado no município de Santa Cruz/RN.

Deixe um comentário