
O Rio Grande do Norte foi palco da apresentação do novo Plano Internacional de Marketing do Turismo do Brasil, chamado “Plano Brasis”. Construído em parceria com o Ministério do Turismo, Embratur e Sebrae, a iniciativa tem como objetivo ampliar o número de visitantes internacionais no país.
A apresentação foi feita nesta segunda-feira (16), no Centro de Convenções de Natal, pelo presidente da Embratur, Marcelo Freixo, com a participação da governadora Fátima Bezerra.
A governadora destacou a importância da parceria para que o RN apareça cada vez mais na divulgação internacional. “Fazer com que o turista possa conhecer melhor o Rio Grande do Norte, mostrando aquilo que o Estado tem de tão atraente. Não é só o sol e mar”, disse.
Ela citou a gastronomia, o turismo de aventura, cultural, histórico, religioso e o calor humano do povo como diferenciais.
A governadora citou os investimentos em segurança pública e na recuperação da malha rodoviária como ferramentas de fortalecimento do turismo. Em 2024, o Rio Grande do Norte registrou aumento de 54% na atração de visitantes estrangeiros.
“Estamos colhendo os frutos dos investimentos. Recuperamos estradas de 30, 40, 50 anos de existência e que nunca tinham passado por uma manutenção pra valer, nunca. Dá gosto de pegar a estrada de Pipa, é só ver como é que estava a estrada de Pipa antes e como é que está agora, por exemplo, são mais de 400 quilômetros de estradas recuperadas”, disse.
A secretária estadual de Turismo, Marina Marinho, afirmou que o Plano Brasis representa um novo momento para o segmento. “É um momento em que o Brasil escolhe olhar para o mundo com estratégia, com identidade e com união entre os entes públicos e privados. E o Rio Grande do Norte está pronto para fazer parte de toda essa transformação”, declarou.