A crise que afeta a saúde pública do RN voltou a repercutir na Assembleia Legislativa
Fotos: reprodução/portal 96FM

A crise na saúde pública do Rio Grande do Norte voltou ao centro do debate nesta quarta-feira (4), na Assembleia Legislativa. Deputados denunciaram a paralisação de cirurgias e a falta de medicamentos e insumos básicos nos principais hospitais do estado: o Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, e o Tarcísio Maia, em Mossoró. 

As filas nos hospitais foram o destaque no pronunciamento do deputado Luiz Eduardo (SDD). “O governo precisa investir nas políticas públicas de saúde. A cada 15 dias morre uma mãe grávida no RN. O governo não tem conseguido administrar o RN e tem perdido a mão”, afirmou. 

O deputado citou ainda que dois dos principais hospitais públicos do RN, o Walfredo Gurgel, em Natal, e o Tarcísio Maia, em Mossoró, estão com cirurgias paralisadas por falta de medicamentos e insumos. 

“O RN tem faltado com compromissos na Unicat, há pacientes perdendo os seus membros porque ele não fornece insulina para os diabéticos. E sabemos de dívidas com os terceirizados, que estão sem receber o seu salário há três meses”, disse. 

A deputada Cristiane Dantas (SDD) repercutiu uma fiscalização feita pelo Conselho Regional de Medicina (Cremern), que constatou a situação crítica nas duas unidades. Diante do cenário, o Conselho acionou a Justiça Federal cobrando providências urgentes do Governo do Estado. 

“Os dois maiores hospitais do RN estão sem insumos básicos. Me somo a essa cobrança como presidente da Comissão de Saúde da Casa. O Conselho de Medicina poderá adotar outras medidas judiciais se o problema não for resolvido”, afirmou Cristiane. 

Deixe um comentário