Semana Estadual do Meio Ambiente 2025 reforça a preservação dos oceanos e a redução da poluição por plásticos
Foto: Idema/arquivo

De 1º a 08 de junho, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte realiza mais uma edição da Semana Estadual do Meio Ambiente (SEMA). O evento, que integra o calendário ambiental do Estado, está alinhado às diretrizes da Organização das Nações Unidas (ONU) e, neste ano, tem como tema “Não descartar o mar, AMAR”, com foco no combate à poluição plástica e na preservação dos ecossistemas marinhos.

A temática acompanha a proposta global do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), que alerta para os impactos do descarte inadequado de plásticos, especialmente nos oceanos.

No RN, a proposta é aproximar esse debate da realidade local, por meio de ações educativas, culturais e de sensibilização em diversos territórios, com destaque para as Unidades de Conservação, como o Parque das Dunas, em Natal, e o Parque Estadual Mata da Pipa, em Tibau do Sul.

“Todos os anos, pactuamos com os temas propostos pela ONU e os adaptamos ao nosso território, buscando tornar a mensagem ainda mais significativa para a população potiguar. Em 2025, queremos estimular um novo olhar sobre o descarte e o consumo de plásticos, mobilizando instituições e pessoas em prol de um futuro mais sustentável”, afirma o diretor-geral do Idema, Werner Farkatt.

A SEMA 2025 reforça a importância da ação coletiva diante da crise ambiental provocada pelos resíduos plásticos, destacando a responsabilidade compartilhada e a necessidade de políticas públicas que incentivem o uso consciente e o descarte adequado desses materiais.

Fonte: Idema rn

Deixe um comentário