
A Diretoria da CONTAG entregou, nesta quarta-feira (7), para o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, a pauta de reivindicações do Grito da Terra Brasil 2025.
A audiência também contou com a presença da secretária executiva da Secretaria Geral da Presidência da República, Kelli Mafort, da secretária executiva do MDA, Fernanda Machiaveli, do presidente da Conab, Edegar Preto, o presidente do Incra, César Aldrighi, do deputado federal Airton Faleiro (PT-PA), e demais secretários dos dois ministérios, representante da Anater e demais órgãos governamentais que dialogam diretamente com a pauta da agricultura familiar.
A pauta reúne propostas que objetivam a construção de políticas públicas estruturantes e a resolução de questões emergenciais que contribuam para a melhoria da qualidade de vida, trabalho e no fortalecimento da agricultura familiar. Além disso, busca responder aos desafios postos para a agricultura familiar, e representa mais um passo na trajetória da implementação do desenvolvimento rural sustentável e solidário.
O documento traz propostas organizadas em eixos, como inclusão produtiva e práticas sustentáveis de baixo carbono na agricultura familiar; transição agroecológica; política nacional de reforma agrária; crédito fundiário; desenvolvimento rural; infraestrutura e inclusão digital; relações internacionais; direitos humanos; políticas sociais e sujeitos do campo.
Fonte: CONTAG