MPT-RN vai promover audiência pública sobre mudanças climáticas e impactos no meio ambiente do trabalho

As mudanças climáticas já afetam a humanidade de forma severa e seus efeitos são sentidos em diversas esferas da vida cotidiana. No mundo do trabalho, profissionais que atuam a céu aberto – como na construção civil, agricultura e limpeza urbana – enfrentam riscos crescentes à saúde e à vida e, mesmo em ambientes fechados, os efeitos climáticos são uma ameaça real.

Para discutir esse cenário e promover o diálogo social na busca de soluções e estratégias para o enfrentamento dos efeitos das alterações do clima nas relações e ambiente de trabalho, o Ministério Público do Trabalho no RN (MPT-RN), por meio da Coordenadoria Regional de Defesa do Meio Ambiente de Trabalho e da Saúde do Trabalhador (Codemat), realizará, no dia 24/04, a Audiência Pública “Mudanças Climáticas e Impactos no Meio Ambiente do Trabalho”.

O evento acontecerá no auditório do MPT-RN, das 08h30 às 12h, e integra o cronograma de ações do Abril Verde 2025 no RN. Ele é direcionado a toda sociedade, empresas que atuam no estado; entidades sindicais; poder público; profissionais de saúde e segurança do trabalho; instituições de ensino e membros(as) do Poder Judiciário. Não é necessário fazer inscrição. Veja aqui a programação. 

“É muito importante a participação da sociedade e setores envolvidos para juntos debatermos o melhor caminho e as soluções para mitigar os impactos das mudanças climáticas no mundo do trabalho e garantir condições seguras e decentes aos trabalhadores e trabalhadoras do RN”, frisa a coordenadora regional da Codemat, Christiane Alli Fernandes.

Abril Verde

O movimento teve início em 2014 com o Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho da Paraíba (Sintest-PB), em parceria com a Associação de Engenharia de Segurança do Trabalho da Paraíba.

Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu 28 de abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde do Trabalho em referência à memória de 78 mineiros mortos durante explosão em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969.

Getrin

No RN, o Abril Verde é promovido pelo Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin) formado pelo Ministério Público do Trabalho do RN (MPT-RN), Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RN), Serviço Social da Indústria (SESI) e Serviço Social do Comércio (Sesc), assim como associações e sindicatos da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-RN), Associação dos Engenheiros da Segurança do Trabalho (Aest-RN), Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Anest), Centro de Referência da Saúde do Trabalhador (Cerest Natal) e Associação Norte-rio-grandense dos Advogados Trabalhistas (Anatra).

Fonte: MPT RN

Deixe um comentário