Hospital Onofre Lopes inicia programação do evento Onda Azul alusivo ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

Marina Gadelha de Ascom-Reitoria

Foto: Marina Gadelha

Nesta quarta-feira, 2, Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, o Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) iniciou a programação do evento Onda Azul: Huol pelo Autismo.

A cerimônia de abertura foi realizada pela manhã, com a presença do reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, que ressaltou a importância da conscientização para incluir, aceitar e acolher.

“A nossa gestão tem a inclusão e o combate à discriminação como alguns dos seus principais objetivos, a fim de promovermos uma sociedade mais igualitária, livre de preconceitos e estereótipos. Na UFRN, temos políticas, campanhas e ações contínuas com foco nesses objetivos, sendo a Onda Azul do Huol uma das atividades que se somam a várias outras da instituição. Portanto, quero agradecer ao hospital e parabenizar pela excelente programação”, disse Daniel Diniz.

O  evento acontecerá durante todo o mês de abril, incluindo palestras, atividades práticas e mutirão de atendimento odontológico. Nesta quarta-feira, a abertura foi seguida por uma mesa-redonda que abordou sobre atualizações e leis para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além do compartilhamento da experiência de um pai atípico. De acordo com a superintendente do Huol, Eliane Pereira da Silva, as ações desenvolvidas na Onda Azul contribuem para provocar reflexões e aprendizados de como promover a inclusão na assistência à saúde.

A solenidade de abertura também foi acompanhada pelo pró-reitor de Pós-Graduação da UFRN, Rubens Maribondo; pelo diretor do Centro de Ciências da Saúde da UFRN (CCS), Antônio de Lisboa Lopes Costa; pelo professor e pesquisador do Instituto do Cérebro da UFRN (ICe), Rodrigo Neves; do gerente de Ensino e Pesquisa do Huol, Carlos Alberto de Araújo, além do fundador da Sociedade de Pediatria do RN, Ney Marques Fonseca.

Fonte: UFRN

Deixe um comentário